domingo, 24 de junho de 2007

O Poder muda de endereço

No início do século, a gloriosa Faculdade de Direito da UFMG encontrava-se numa praça para onde convergiam os três poderes: sim, a hoje denominada Praça Afonso Arinos é a origem da Av. João Pinheiro (que dá na Praça da Liberdade), da Álvares Cabral (que termina na Assembléia Legislativa) e da Augusto de Lima (que leva ao Fórum).

O ANéscio Neves vai transferir o Poder Executivo para uma obra faraônica do Niemeyer, no meio do nada (um descampado sem fim), onde só se chega de carro, e longe dos olhares dos cidadãos.

Pergunta-se: onde ocorrerão todas aquelas passeatas? E se ocorrerem em frente ao Centro Administrativo, quem as verá? Os carros que zunam a 100 km/h lá no alto, na Linha Verde?

É a lógica de Brasília. É a lógica dos totalitarismos. É a lógica tucana.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Napoleão Alves disse...

É o totalitarismo do século XXI, o totalitarismo "anastasia": nojo dos pobres, governa com eles não através da manipulação das massas em grandes discursos e comícios, mas através da mídia. Nem precisa mais entrar em contato com o "povão" mais... Melhor, pq sobra mais tempo pra ficar doidão nas boates de high society carioca...

Ricardo Horta disse...

O plano urbanístico de Brasília reflete a concepção de Le Corbusier, aquele louco varrido que sonhava botar abaixo Paris inteira e substituí-la por uma cidade planejada, dividida em superquadras especializadas, em que o automóvel seria a única forma de sobreviver.

Talvez o Jeferson tenha razão, melhor seria usar o termo "ditadura". Mesmo assim, gostei da definição do totalitarismo do séc. XXI do Napô. Lembre-se, Jeferson: estamos na Era da Internet. Ninguém no espectro político atual consegue mais juntar multidões nas ruas.

Mateus disse...

É exatamente esse programa do governo Aécio Neves que eu chamo de programa REFAZENDA...
Mas esse é um blog de filosofia, ainda...